Libriana

Minha foto
Um pouco paradoxal, nem sempre tão clara, mas tentando ser simples no complexo que me forma.

quarta-feira, 13 de junho de 2012



Ética da floresta


E fica uma bela reflexão para que eu possa visitar vez ou outra...




"Estamos num momento aonde já percebemos que temos duas opções: ou damos uma parada para respirar ou vamos morrer de ansiedade. E matar todo mundo. 


"A Cultura é algo que deve perpassar todas as ações de um governo e de uma sociedade. A cultura é quem dá o amálgama de todas as coisas, é quem pauta o comportamento cotidiano, orienta nossa vida. "


"Temos que atacar a doença e não apenas minimizar os sintomas. Temos que atacar na cultura e no modo de vida."


"Pessoas felizes são menos ansiosas, consomem menos e consomem melhor. E para além de nossa ansiedade por desenvolvimento econômico temos que admitir que o mundo precisa dar uma respirada e parar para ouvir uma musiquinha. Cultura, arte, criação e adoração da vida em todas as suas formas. Está aí uma boa pauta para ser ecológico sem ser ecochato."



."Temos que usar nosso livre arbítrio para além das pequenas decisões de consumo que a ética Capitalista define como liberdade. Liberdade para mim é mais que escolher entre duas marcas de carro caríssimas que eu compro me endividando no banco. Liberdade pode ser escolher andar de bicicleta e viver sem dívidas."
."A ética xamânica é a ética do fogo, que queima e transmuta, é a ética do “seja eterno enquanto dure”.  Viver na ética da Floresta é saber lidar com a morte (simbólica, real,etc..) e com o desapego (de funções, do poder, de tudo). Só quem tem desapego consegue correr os riscos necessários para viver a verdadeira inovação permanente. Xamanismo é uma ética nômade que tem desapego pelo passado e que aceita e valoriza a mudança que ocorre no presente."


"A Ética da Floresta está sempre procurando criar a ordem a partir do caos. A ética da Floresta não nega a racionalidade. Mas a considera apenas como uma das ferramentas que podemos usar para sobreviver na selva. Uma ferramenta que funciona em certas situações, mas não funciona em outras. A Ética da Floresta nos prepara para trabalhar com um mundo menos “organizado” e mais complexo, onde temos que lidar com mais variáveis simultâneas. Por isso, apesar de curtirmos a razão e a usarmos sempre que é possível, não temos completa fé em nossa capacidade de realmente racionalizar o mundo. É por isso que é necessário valorizar a intuição."


"Quem vive na ética Protestante e racional quer chegar a verdade eterna. Quem vive na Ética da Floresta sabe que a verdade existe, mas está em eterna mudança. Quem vive na Ética da Razão quer aprisionar a verdade na jaula de sua mente, enquanto quem vive na ética da Floresta quer ver a verdade correndo tal como um lindo bicho solto. Adoramos a verdade, mas jamais tentaremos prendê-la e fixá-la."

Nenhum comentário:

Postar um comentário