Libriana

Minha foto
Um pouco paradoxal, nem sempre tão clara, mas tentando ser simples no complexo que me forma.

sábado, 15 de setembro de 2012

Por que é tão difícil se encarar?

A semana sempre é pautada por algum pensamento recorrente que acaba sendo exteriorizado meio que por mágica nas relações que nos cercam. Nos detalhes da fala de cada um. Na conversa com gente insana.rs. Em um filme que se vê.

Vi um documentário sobre uma tribo indígena que causou um certo desconforto.

O documentário mostrou o hábito musical da tribo, não havendo nenhum diálogo, apenas o som de instrumentos criados artesanalmente.Nele se vê a "ausência" do tempo, as coisas acontecem naturalmente e o tempo é um amigo. Diferentemente de nossa sociedade que luta contra o mesmo, inclusive.
É impossível pra pessoas acostumadas com o modo de vida atual não ficar inquieto esperando um algo a mais acontecer, achando tudo monótono e chato.Bem, eu achei. Porém, após ver a entrevista com a antropóloga sobre o documentário a percepção mudou.

Moral da história pra mim: 
Se algo o incomoda, procure entender o funcionamento para que sua percepção mude ou para que pelo menos tenha razões à discorrer sobre o incômodo. É uma lição que serve tanto para o conhecimento do outro quanto para o auto-conhecimento. Pra fora e pra dentro.

No mais queria pontuar um fato intrigante. O quanto toda essa liberdade nos aprisiona.

Temos possibilidades mil, teoricamente podemos ser quem quisermos ser. Somos livres. Mas o ser humano além de não lidar bem com escolhas, gosta de escolher sempre o que não o representa. Encarar-se é postura de poucos.
Parece-me que seria mais fácil viver em épocas passadas onde tudo era imposto. Onde escolhas não existiam. Viver em sociedades mais tradicionais, com padrões rígidos e tradições seculares.
Essa coisa humana de ser Deus é algo para o qual o mesmo não está preparado. Pelo menos a grande maioria.

Parece papo de maluco, mas sair do caos requer uma certa dose de enfrentamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário