Libriana

Minha foto
Um pouco paradoxal, nem sempre tão clara, mas tentando ser simples no complexo que me forma.

sábado, 25 de maio de 2013

Estou começando um livro chamado "Uma história das emoções" de Stuart Walton e na introdução me deparei com dois pontos dos quais considero pontual no que tange ao que penso sobre como lidar com as minhas emoções.

Darwin: "A livre expressão dos sinais exteriores de uma emoção a intensifica. Por outro lado, a repressão, desde que seja possível, de todos os sinais exteriores atenua nossas emoções. Quem dá vazão a gestos violentos, aumentará sua raiva; àquele que não controla os sinais do medo, viverá o medo em grau maior; e o que permanece passivo quando sobrepujado pelo pesar perde sua melhor oportunidade de recuperar a elasticidade da mente."

"Dar livre rédea às emoções torna mais difícil nos recuperarmos de sua vivência, e assim, reprimir a intensidade em que são expressas nos ajuda a vencê-las mais prontamente."


Fred: " A repressão origina pessoas com dificuldades psicológicas, causada em particular pelas estratégias socializadas de escape às quais as culturas ocidentais têm se submetido...Uma emoção reprimida não é diminuída dessa forma, mas só se concentra na forma tóxica potencialmente letal, até que sua falta de saída envenene todo o sistema psíquico e resulte em um paciente neurótico"

Sou muito mais adepta do pensamento de Darwin por experiência em mim mesma,rs, no entanto também tenho que ceder ao argumento de Freud. E então?

Sim, estou cada vez mais paradoxal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário