Libriana

Minha foto
Um pouco paradoxal, nem sempre tão clara, mas tentando ser simples no complexo que me forma.

domingo, 29 de setembro de 2013

30

Escrever nunca é tarefa fácil pra mim e esse ano estive ainda mais enclausurada, embora não estivesse. Enfim. Contradições a parte, completei 30 aninhos e não poderia deixar passar em branco.

Apesar do mito dos 30 anos, não sinto nenhum tipo de angústia ou pavor por estar ficando velha. Velha eu sempre fui e pensando em como foi essa etapa da minha vida, que espero seja a quarta parte dela, supondo que viverei até os 120 anos,rsrsrs, vou tentar fazer um balanço, apesar de saber que muitas partes importantes estão escondidas no meu inconsciente.

.Tive uma infância peculiar, incrível, especial. Sempre foi me dado muito amor e sempre pude ser livre pra ser o que eu quisesse. Mãe me defendendo como uma leoa (bons tempos mãe) e grude no pai ( é, eu era mais agarrada com papai).

.Futebol. Grande paixão. Como eu amava jogar. Tião, Buzina, Roberta, Aline... Pessoinhas bacanas. Como será que estão, hein?

Perdas: Minha vó Rosa, meu primo Wagner ( éramos tão próximos), meu primo Léo, minha tia Rô (sofreu, mas não merecia), minha sobrinha ( um bebêzinho ainda). Vi perdas tristes dos meus amigos: Vó de Márcia, mãe de Carol ( A senhora foi cedo demais), Vó de Walter. Momentos difíceis.

.Primeiro amor -  Ter me apaixonado por uma mulher não foi fácil, tive que por anos eliminar um preconceito que estava embutido em mim, e apesar da demora, consegui me tornar eu. Minha personalidade foi construída ao lado dela. 11 anos de história. Uma vida muito mais feliz do que triste. (Bia)

"Não querer estudar, não querer fazer isso não é problema algum. Você só precisa assumir isso e fazer o que quer" - Miguel. - Meus anjos.

.Márcia - Primeira grande amiga. Quanta afinidade, quanto carinho. Alguém que sempre quis ser médica e hoje é. Haja foco. Ponto de inflexão na minha vida.
 
.Ana Paula ( minha Aninha) - Lembro do início, uma menina tão quieta e que se tornou uma linda mulher. Os anseios eram tão parecidos que a vontade de estar junto era maior do que tudo. As inseparáveis. A que me fez enxergar meu rumo de vida, a que me trouxe a Fermata, a minha parceira.Construímos juntas nossas personalidades, sendo bem diferentes em determinados pontos.As coisas mudam? É, mudam. A vida muda. Mas o que construímos é alicerce que não cai, só se adapta.

.Caroline ( minha Carol) - Tanta coisa em comum. Nunca conheci alguém tão parecida. É sensível, intensa, cuidadosa e raramente julga ou aponta o dedo. Encontro Charmed, ida pra Barra escondidas dos pais, bola na rua..São tantas lembranças, perdas, desabafos. Estar com ela é leve. Conversar com ela é natural e nada de filtros. Minha amiga.

.Walter - Meu irmão. MpRock e a banda de dois.rs. Nossas inúmeras músicas juntos, nossas tardes de inspiração com as estórias e devaneios sobre o sucesso que teríamos com a banda e com os livros. Nossos campeonatos de futebol no play 2 e a gritaria de campeão incomodando vizinhos. O meu parceiro de loucuras. Os caminhos mudaram, mas esses momentos jamais serão apagados da minha memória.

E que fique registrado:

Todos temos direito a um desvio, nenhum de nós é perfeito. Todos já cometemos atitudes que o outro não aceitou ou aceita, mas o que vale é que a amizade que construímos é perene e que apesar do tempo nos mudar e nos dá menos tempo juntos, os amo profundamente.

. Há tempos - Dri, Júlia, Alexandre e Rafael!!! Não sei se um dia virará livro ou filme efetivamente, mas esse foi o melhor livro da minha vida. Personagens que existirão sempre no coração de nós quatro, tenho certeza!

.Vestibular - A sensação de ter passado pra UFF matemática é indescritível. Ter conseguido passar justamente para onde eu queria e achava impossível. Obrigada mãe por ter brigado por mim, enquanto ninguém acreditava.

 .Falar pra Carol e Aninha através de carta que tinha uma relação de anos com uma mulher. Foi meu primeiro ato de coragem depois de anos de covardia e a partir dele me obriguei a trabalhar em cima do que eu era. Não ser quem sou me fazia mal.

.Fermata - "Controle do tempo... Prolongar sensações" - Melhor escolha não poderia ser amigo. Marcada em mim pra sempre. Marcada em nós amiga.

.Raquel Keller, fundamental.

.Término - Ninguém nunca conseguirá alcançar o quão difícil foi pra mim terminar uma relação de 11 anos. Eu precisaria me reconstruir e isso não foi nada fácil. Foi um ano de muitos conflitos, angústias e desesperos. Mas foi fundamental. Costume, nem pensar!

.IFRJ - Produção Cultural - Como não ser grata a vida por me permitir passar novamente no vestibular e cursar a faculdade que tanto queria? Emoção impossível de descrever.

. Segundo grande amor - Já namorando Pâm? Pq não? Sempre me contradigo. Foda-se. O início de namoro como um furacão não poderia gerar outra coisa se não catástrofe. Aprendi que se apaixonar por alguém vai além de tempo, mas tem muito mais a ver com intensidade. Aprendi que interromper o início de qualquer sentimento é crueldade demais da vida. Aprendi a lidar com um turbilhão de sentimentos sufocantes. Aprendi que desespero dá e passa e que ter amigos nos faz querer mostrar que conseguimos, por e para eles, pois eles nos fazem lembrar, só existindo, que não somos aquilo e que o que somos está escondido, mas pode voltar. Amei e sofri, mas consegui superar. Sem traumas, só aprendizado. Infelizmente, nessa relação fui menos feliz do que triste, mas aprendi muito a me conhecer. E pude mostrar pra mamãe quem eu era realmente. Obrigada por isso. Só não era pra ser nesse momento. (Lu)

. Flávia Risseto - Merece estar aqui pelo bem que me fez por tanto tempo e por ter conseguido um lugar cativo no meu coração, pra sempre. Quanta força, quanto carinho. Desculpe, se talvez não pude retribuir a altura o que você merecia.

. Ida de Bárbara comigo até a faculdade para a minha inscrição em Produção Cultural. Momento único. Ela fez parte de muitos momentos importantes na minha vida, mas não sirvo mais. Ainda bem que tenho boas lembranças, como ir pra Jacarepagua e voltar só pra termos mais tempo juntas, ela quase entrar em coma alcóolico,rs, o momento em que falei de Bia, DDK, Contax, tantos, tantos, tantos momentos. (Pamelinha).Jamais deixará de ser importante pra mim. Espero que esteja feliz! Amo-te e assim sempre será.

.Novos amigos, Fred, Ju Soares, Ruth, Ju Lima, Águida, Marcelle, Calvin, Nepomusseno, Stephanie. Alguns já se foram, outros ficaram. Carinho existirá por todos, amizade será de alguns. Mas é sempre renovador conhecer gente nova e bacana. Pena que as pessoas não saibam ser tolerantes com as diferenças.

. Fui aprendendo a ser menos dura comigo mesma e aceitar minhas incompetências e isso me fez ser menos tolerante a críticas sem necessidade. Isso me tornou alguém mais na minha. Acho que esse é o caminho pra prática do desapego. Puxão de orelha todos merecemos. Guerra mundial, já é demais, né?

. Acho que nunca deixarei de ser intensa e de querer viver até a última gota o que estiver sentindo. E é triste ter a impressão que "menos pode ser mais". Espero que a vida nos próximos trinta anos me mostre o contrário. Afinal, não conseguirei ser superficial mesmo.

. Novo amor - Lá fui eu novamente me permitir algo que jamais pensei que pudesse admitir um dia, mas quando acho que vale a pena não há como não me deixar levar. Se manter em um posicionamento para não pagar de contraditória é, na minha opinião, de uma idiotice sem tamanho. Ainda mais com a vida pondo em meu caminho uma mulher inteligente, intensa, amiga, cuidadosa, bonita, feminina(hihi), que dança loucamente(haha) entre tantas outras coisas. Sim, estou apaixonada, embora achei que pudesse não me envolver.kkkk.. Piada! - Na verdade, sinto amor. É diferente das outras duas relações que tive, é complicada do mesmo jeito.rsrsrs... Gosto de uma complicação, mas tem me feito feliz por um ano quase. Era simplesmente amiga, virou o meu amor e é uma parceira e torço pra que não percamos isso. Farei o que estiver ao meu alcance. (Ruth)

.Minha família - Nunca achei que um dia perceberia que não há mais união entre nós. Penso constantemente no que fazer por mamãe, mas por ela, hoje preciso pensar mais em mim. Sou o ouvido que ela precisa quando quer desabafar, afinal, quem mais daria crédito a ela se não eu? Minha irmã, parece gostar de estar com todos, mas não me parece feliz perto de nós, e qualquer crítica não é bem vinda para ela. Como acredito que as pessoas tem o direito de ser o que elas quiserem, não cabe a mim impor nada. No máximo pedir e expor os motivos. Meu pai exige uma presença física, mas conforto e apoio pouco oferece. É, minha família se desmantelou, mas o tempo dirá se estou exagerando. Devo ter minha parcela de culpa aí, mas tentei por muito tempo ser mais pra eles do que pra mim. E obrigada vó. Apesar de ser tão difícil, tem sido a ponte a segurar todos nós. E Pretinhaaaaaaaaaaa.... Meu bebê mais que lindoooooo!!! Te amo!


 Certamente me esqueci de algum grande momento da minha vida e infelizmente não há como citar os inúmeros pequenos momentos, mas tão valiosos quanto. Agradeço por ter podido viver tanta coisa bacana e de verdade nessa vida. Por ter tido a oportunidade de ter como amigos pessoas tão peculiares, que não se encontram em qualquer esquina e por ter tido relações verdadeiras com as mulheres com as quais me interessei e que enxergaram em mim alguém interessante.
E fica aqui meu orgulho:  tudo o que vivi foi com alma e com o coração, porque se não for pra ser assim, nem perco meu tempo. E... parabéns aos que conseguiram aprender a lidar com esse mundo, porque eu teimo em não querer e mais do que isso, em não conseguir.

 E pra esse ano... Que o que está bom fique ainda melhor, que o que está ruim fique bom, que todos os que amo se sintam bem e felizes e que eu finalmente possa viver de Produção Cultural.






Um comentário: